quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ações e Programas
A partir de todas as iniciativas do Projeto EDUCON – Educação com Computadores – criado a partir de 1983, iniciaram vários movimentos em âmbitos estaduais e municipais em várias cidades do Brasil. (O projeto EDUCON foi a primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas públicas. Foram criados como centros-piloto, responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso dos computadores no processo de ensino-aprendizagem).
Atualmente, pesquisadores e educadores estudam diferentes formas de utilização da tecnologia dentro de um ambiente de aprendizagem, investigando o processo de aprender e as características do processo de conhecimento frente ao computador e à Internet, dando uma atenção especial ao uso do computador e suas possibilidades de utilização como ferramenta pedagógica e também como meio de entender de que forma o processo de aprendizagem se desenvolve a partir de tais estímulos.
Mais recentemente, por meio do PROINFO e dos Parâmetros Curriculares, o governo brasileiro tem indicado a necessidade do uso das novas tecnologias nas escolas, afirmando que devem "apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplem o uso das tecnologias da comunicação e da informação, para que todos, alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las com ou delas usufruir". (Oliveira, 1989:11).
O Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) existente desde 1997, é uma iniciativa que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Educação à Distância (SEED/MEC), para introduzir a tecnologia de informática na rede pública de ensino. A proposta da informática educativa é uma forma de aproximar a cultura escolar dos avanços de que a sociedade já vem desfrutando com a utilização das redes técnicas de armazenamento, transformação e produção de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário